A Diretoria e o Conselho da Sociedade Brasileira de Ensino de Química – SBEnQ vêm a público repudiar as recentes declarações do Ministro da Educação que mais uma vez ataca a comunidade acadêmica e as nossas instituições públicas de ensino superior.
Especificamente, ressaltamos a acusação infundada do suposto uso de laboratórios de Química para fins ilícitos. Somamos nossa indignação a de outras entidades, como ANDIFES e SBQ, que também manifestaram indignação com relação à fala inescrupulosa do ministro da educação que, em direção contrária ao que faz, deveria cuidar e valorizar o patrimônio intelectual, social e científico das nossas instituições formadoras.
O ministro vem, reiteradamente, difamando as universidades e, novamente, faz acusações sem apresentar quaisquer indícios que as confirmem.
Tais afirmações vindas da autoridade responsável pelo zelo das Instituições Federais de Ensino Superior são extremamente ofensivas aos docentes, servidores técnicos e administrativos e discentes dedicados à promoção de pesquisa, ensino e extensão em nosso país.
O ministro destila impropérios, sem provas ou relatórios contundentes, dessa forma, comete crime contra as universidades e pesquisadores do país.
Por isso, deve ser investigado por esse ato de irresponsabilidade administrativa e de ofensa moral à comunidade acadêmica.
Sociedade Brasileira de Ensino de Química
Brasília, 22 de novembro de 2019
www.sbenq.org.br
Face: Sociedade Brasileira de Ensino de Química
Instagram: @sbenq_