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Chapa Diretoria

Chapa SBEnQ: UNIR PARA RESISTIR!

A chapa SBEnQ: UNIR PARA RESISTIR! se constitui como resultado das discussões de um grupo de associados preocupados em propor um movimento de inclusão de licenciandos em Química, professores da Educação Básica, pós-graduandos e pesquisadores da área da Educação Química. Também são objetivos da chapa, estando na gestão da SBEnQ, a aproximação com outras entidades representativas dos professores de Química e SBPC, além do exercício de resistência aos ataques que a educação e as instituições de ensino vêm sofrendo do atual governo federal.

Nosso grupo é representado pelos seguintes companheiros e companheiras:

Presidência: Prof. Marcus Eduardo Maciel Ribeiro. Licenciado e bacharel em Química, doutor em Educação em Ciências e Matemática. Atua no ensino médio desde 1987. Atualmente é professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e dos programas de pós-graduação PPGECE (FURG), PPGQ (UFPel) e ProfEPT (IFSul).

Vice-presidência: Profa. Alexandra Epoglou. Licenciada e bacharela em Química, mestra e doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Foi professora na Educação Básica no período de 1993 a 2006 e na Universidade Federal de Uberlândia no período de 2006 a 2017. Atualmente, leciona na Universidade Federal de Sergipe, onde é coordenadora da área de Ensino de Química.

Secretaria Executiva: Profa. Irene Cristina de Mello. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, professora no Departamento de Química da UFMT e pesquisadora em Ensino de Ciências em PPGE/PPGCEM/REAMEC. Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior e é consultora especial do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras.

Secretaria Adjunta: Prof. Edson José Wartha. Licenciado em Química pela UFSC, Doutor em Ensino de Ciências pela USP. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe e Coordenador Geral da RENOEN (Rede Nordeste de Ensino).

Tesouraria: Profa. Maria Helena Roxo Beltran. Professora do PEPG em História da Ciência da PUC-SP. Desenvolve pesquisa em História da Química e suas interfaces com Ensino. Foi
professora da rede estadual de ensino de SP por 15 anos; participou das equipes do PROQUIM e do GEPEQ; coordenou o Projeto Obeduc História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares no Ensino Superior. É tesoureira da SBEnQ.

Nossa proposta se estabelece a partir de dois eixos: A participação da SBEnQ no processo de formação continuada de professores e O posicionamento político e social da SBEnQ.

  1. A participação da SBEnQ no processo de formação continuada de professores
    Nossa proposta na formação continuada de professores de Química se organiza em olhares para os licenciandos e para professores já em exercício. Em relação aos estudantes de graduação propomos criar canais de comunicação com os participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, além de programas relacionados. Compreendemos que é nesse primeiro contato com a docência que o novo professor desenvolverá processos que poderão constituir suas escolhas pedagógicas durante a carreira. Ainda para o grupo de licenciandos, bem como aos pós-graduandos, propomos acesso facilitado aos eventos de formação de professores no sentido de um valor de inscrição sensivelmente menor em relação aos demais grupos.
    Propomos ações para formação de professores a partir da promoção de atividades específicas para licenciandos e pós-graduandos. Essa ação se desenvolverá em colaboração com os representantes regionais que se encarregarão de organizar, inicialmente, uma relação dos cursos de Licenciatura em Química existentes em suas regiões como forma de identificar possíveis novos
    filiados, além de apresentar a SBEnQ como canal de comunicação entre licenciandos e pesquisadores.
    A SBEnQ apoiará eventos regionais de formação de professores de Química, promovendo associações entre as coordenações dos eventos e a diretoria da Sociedade por meio dos representantes regionais. Além de eventos novos ou tradicionais, propomos a realização de eventos de formação em regiões ou em estados a partir das representações regionais. Essas atividades de formação para professores da educação básica terão carga horária suficiente para certificação de professores de acordo com a legislação específica do Estado, a partir de um movimento de aproximação com as secretarias estaduais de educação, a fim de possibilitar a participação de professores dessas redes. As atividades aconteceriam com convites a professores/pesquisadores que sejam referência em seus campos de pesquisa e, sempre que possível, com professores da rede a fim de que possam compartilhar experiências de ações desenvolvidas dentro da escola. As atividades seriam desenvolvidas, especialmente, nas regiões onde não há eventos constituídos de formação de professores de Química. Nesse momento de pandemia, as atividades serão desenvolvidas no formato on-line, mas, mais adiante, também presenciais.
    É intenção de nossa chapa organizar escolas de formação para professores, minicursos e oficinas. Nesse sentido, propomos ações de formação para pesquisadores na forma de workshops de pesquisa: grupos de trabalho com abordagem a partir da contribuição de pesquisadores reconhecidos em temas importantes, com possibilidade de convites a pesquisadores do exterior. Assim, pretende-se incentivar que pesquisadores se associem à SBEnQ.
  2. O posicionamento político e social da SBEnQ
    Defendemos a continuidade das manifestações da diretoria da SBEnQ em relação aos movimentos que buscam proteger a educação no Brasil das ações agora desenvolvidas pelo governo federal. Para isso, é importante que avance a atuação política da SBEnQ em relação às questões referentes ao Ministério da Educação, ao Programa Nacional do Livro Didático e outras políticas públicas, além de movimentos a favor da democracia. Na discussão a respeito das políticas públicas, é nossa proposta a organização e realização de um fórum nacional para discussão da BNCC, de seus reflexos no ensino de Química, e das licenciaturas.
    Nesse sentido, também buscaremos estabelecer o encaminhamento de financiamento à produção e compra de materiais didáticos a professores. Propomos que a SBEnQ mova esforços
    junto às licenciaturas em Química e aos Programas de Pós-graduação ligados ao campo do Ensino de Química no sentido de promover a institucionalização dessa área.
    Em relação às questões internas da Sociedade, propomos releitura e readequação do estatuto da SBEnQ. Ainda nesse sentido, manteremos o Boletim da SBEnQ como forma periódica de comunicação entre a diretoria e os associados. Propomos a contratação de sistema de inscrição de associados e cobrança, automatizando os processos de filiação e pagamento das anuidades, para facilitar esses processos.
    A revista da SBEnQ terá incrementada sua divulgação com o objetivo de dar maior visibilidade a ela e à Sociedade. Ainda na intenção de aumentar a visibilidade da SBEnQ e de facilitar a comunicação com os associados e com a comunidade acadêmica, propomos a criação de uma plataforma com os objetivos de armazenamento de materiais e organização de eventos presenciais e virtuais (Zoom, Google Meet…), além da produção de um canal da SBEnQ no YouTube. Assim, buscaremos ampliar a participação da SBEnQ nas redes sociais (Facebook, Instagram, etc.), incluindo a reformulação do site da SBEnQ a partir de contribuição especializada.