04 de fevereiro de 2022.
Diante das incertezas para este ano de 2022 em relação à pandemia da Covid-19, houve a necessidade de um diálogo ampliado entre a SBEnQ e as instituições que estão organizando o ENEQ (UFU; UFTM; IFTM; IFGoiano). Foi consenso, durante a reunião extraordinária do dia 18 de janeiro de 2022 que a comunidade de Ensino de Química, das mais diversas regiões do Brasil, precisava ser ouvida.
Com o objetivo de fortalecer a democracia que tanto defendemos, propusemos uma consulta pública a toda comunidade do ENEQ, entre os dias 20 e 27 de Janeiro de 2022, por meio de um formulário elaborado no Google forms, em que buscamos promover a escuta de estudantes, professores/as e pesquisadores/as em relação à manutenção das datas previamente estabelecidas ou, se necessário, um possível adiamento. Divulgamos o formulário por meio do banco de contatos já cadastros no ENEQ, do nosso site institucional e, também, pelos e-mails cadastrados junto à SBEnQ.
Ao total, 468 pessoas responderam à consulta pública, sendo este universo composto por estudantes da graduação e pós-graduação, professores/as da educação básica e professores/as de instituições de ensino superior. Dos participantes, 71,6%, optaram pela realização do XXI ENEQ em 2023 no primeiro semestre.