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Nota de repúdio ao novo ensino médio.

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A Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) vem por meio desta nota expressar seu repúdio à proposta do Novo Ensino Médio pelo Ministério da Educação, o qual indica o APAGAMENTO DA DISCIPLINA QUÍMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA e, consequentemente, em médio prazo do encerramento dos cursos de Licenciatura em Química. Ao trazer uma abordagem falseada de interdisciplinaridade e de inovação, a proposta do Novo Ensino Médio é enganosa e não se sustenta nas discussões das pesquisas educacionais atuais. Além disso, imprime aos professores total responsabilidade sobre a implementação de uma proposta arbitrária e sem discussões ou respaldos de vivências da docência, dos pesquisadores das universidades brasileiras ou das comunidades científicas, tendo sido inclusive aprovada por Medida Provisória (MP). Esse processo de implementação do Novo Ensino Médio reforça os retrocessos impostos à educação brasileira pelo atual Governo, precarizando o trabalho docente e cerceando o aprendizado dos estudantes em relação aos conhecimentos químicos necessários para uma formação crítica e cidadã.

Por fim, a SBEnQ informa que não aceita o desmantelamento da educação brasileira e qualquer tratamento arbitrário ao Ensino de Química no Brasil. Vamos resistir!

Brasil, 30 de julho de 2021.

Diretoria da Sociedade Brasileira de Ensino de Química.

Nota de repúdio – BAIXAR.

8 Comment on this post

  1. Endosso o supracitado.

    O mundo atravessa um período onde, mais que nunca, a Química, a Física, a Biologia, a Matemática são disciplinas cujos conhecimentos se fazem necessários para o combate a esta pandemia. A população precisa enxergar isso e precisa saber que a proposta imposta só causará estragos a curto, médio e longo prazo.

    De nada adianta a população, em geral, dizer “Eu acredito na Ciência” se não há uma compreensão do que é Ciência …ou se não se compreende as Ciências, em especial, as naturais, como é o caso da Química. Por fim, a população deve saber que os efeitos causados por um medicamento ou vacina estão intimamente ligados às forças de interação, às ligações químicas…..tudo o que é campo de estudo da Química. Se o indivíduo em formação não tem a cultura científica mínima compreendida, o sujeito tornar-se-á um pierrot de qualquer governante.

  2. Olás, penso ser importante substituir o documento em PDF vinculado por um que tivesse a data de assinatura da nota, pois esse documento será cotejado em investigações históricas que virão à frente. O conteúdo da URL pode ser perdido. Cordialmente, Waldmir Araujo Neto (UFRJ)

  3. Apoio a iniciativa. O foco sempre deve ser emminvestir na infraestrutura educacional, na valorização das profissões de professor, pedagogo e de gestor educacional e no apoio aos estudantes. Ao invés disso o que a gente observa são ações de sucateamento disfarçadas de inovação.

  4. Mônica Maria Macedo

    Verdade! Também acho um absurdo eles praticamente retirarem o ensino de Química da escola, assim também retirando a consciência ambiental e o senso crítico! Absurdo!

  5. Essa mudança já está aprovada a muito tempo, pq não articularam antes de ser aprovada no congresso, colocar a culpa no atual governo, é muito fácil. O culpado de tudo isso acontecer são nossos deputados.

  6. Aluizio Alves de Arruda

    Lastimável, e desorganisador é como podemos definir o novo ensino médio, exclui a formação crítica de cidadão e mais, enfraquece o ensino das ciências da natureza.
    Precisamos se organizar em todo o Brasil e afinar um discurso em defesa do Ensino de Química.

  7. Aluizio Alves de Arruda

    Olá colegas professores de química do Brasil
    Estamos começando neste ano a nossas aulas em meio a uma rebordosa alteração do ensino médio, aqui na Paraiba estamos assim: muitos colegas não entendem o que acontece, outros entendem e se revoltam, porém vai sendo empurrado de garganta abaixo sem dialogar com quem vive essa realidade, e não vemos uma resistência.
    Pergunto o que podemos fazer enquanto SBENQ?
    Obrigado meu cordial abraço a todos.

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