No dia 18 de junho comemora-se, desde o ano de 1956, o Dia do/da Químico/a no Brasil. A escolha da data deve-se ao dia em que a profissão de Químico, em todas as suas perspectivas, foi oficialmente reconhecida por lei federal.
No âmbito das possibilidades de atuação dos químicos, está o magistério. A função de ensinar a estudantes da educação básica e, em outro contexto, ensinar a futuros químicos, é uma competência que precisa ser desenvolvida. O ensino de Química apresenta-se como uma área de atuação e pesquisa já constituída dentro das opções para um químico e, por isso, tem seus pressupostos e sua própria epistemologia já definidos a partir de grande número de pesquisadores e professores-formadores em todas as regiões do Brasil. A partir disso, é fundamental que os profissionais ligados ao ensino de Química no Brasil sejam ouvidos nas etapas de constituição de políticas públicas destinadas à educação, especialmente quando se referem às questões referentes ao ensino médio, ensino superior e à própria disciplina de Química.
Neste momento de pandemia, os professores de Química, bem como colegas de outras ciências, têm movido esforços que esgotam seus limites físicos e emocionais a fim de cumprirem suas demandas profissionais. Além das aulas, as atividades de extensão e pesquisa também têm demandado atuações desses profissionais para além de suas cargas horárias tradicionais. Nesse sentido, é importante que se revejam determinadas decisões tomadas em esfera federal e que se superem preconceitos em relação à categoria dos professores e, em especial, à dos professores de Química, bem como ao próprio ensino de Química.
Na lembrança desta data especial, a Sociedade Brasileira de Ensino de Química traz sua homenagem às professoras e aos professores de Química, em formação ou já em atuação. Neste tempo em que estamos, com a insistente pandemia e sob orientação federal que nega os mais básicos princípios científicos de cuidados e manutenção da saúde e da vida, cabe a nós, professoras e professores de Química, reforçar a importância do respeito ao conhecimento científico construído ao longo dos séculos.
Parabéns aos profissionais da Química, especialmente, professoras e professores, e também aos estudantes de Química.
Prof. Dr. Marcus Eduardo M. Ribeiro
Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química.